Foto: Gabriel Haesbaert (Diário)
Dois adolescentes, de 16 e 17 anos de idade, foram apreendidos provisoriamente na tarde desta terça-feira. Eles são investigados pela tentativa de homicídio de uma menina de 13 anos, que foi baleada dentro de casa há um mês. O crime aconteceu em Santa Maria, na Região Nordeste.
A menina foi baleada no dia 12 de novembro, na casa onde mora, na Rua Zolá Kieling, Bairro Presidente João Goulart. Testemunhas contaram que três pessoas invadiram o pátio da residência, atiraram diversas vezes contra a casa e depois fugiram. Ela foi atingida no quadril e depois foi levada ao hospital.
Um dia depois, os dois adolescentes se apresentaram na delegacia e confessaram ter atirado. Na versão deles, a menina não era o alvo deles. Os adolescentes teriam uma rixa com um familiar da menina. Os dois teriam batido na porta e, como ninguém atendeu, efetuaram quatro disparos contra a casa, em uma tentativa de execução.
Na casa, moram a adolescente, o irmão dela, de 17 anos, e a mãe, de 39. Segundo os vizinhos, a adolescente estuda e cuida da mãe, que não caminha por conta de um atropelamento que aconteceu há cerca de cinco meses. A mulher também não consegue movimentar o lado direito do corpo por conta de um AVC sofrido em maio do ano passado.
Os dois adolescentes, que até então respondiam pelo crime em liberdade, foram encaminhados ao Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) de Santa Maria. De acordo com o delegado Gabriel Zanella, da Delegacia de Polícia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DPHPP) os dois têm registros na polícia: o mais novo por tráfico ilícito de drogas, tentativa de homicídio e roubo. O outro, por tráfico de drogas, lesão corporal e porte ilegal de arma de fogo.